Exercício ao ar livre
faixa ondulada prreta.png

APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E
BEM-ESTAR

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, o contrário de Doença não é Saúde, o contrário de doença é Performance. A Saúde é o meio termo entre os dois extremos, é o equilíbrio fisiológico. Quando esse equilíbrio é alterado cronicamente, ele pode ser maléfico (puxando a linha para as doenças) ou benéfico (puxando a linha para a Performance).

Pesos de academia

Como exemplo, imagine você. Você consegue tocar guitarra como o Slash do Gun’s & Roses? Provavelmente não. Porém, você consegue caminhar em linha reta? Provavelmente sim. Isso mostra que, avaliando a aptidão física de “Coordenação Motora”, você provavelmente é uma pessoa saudável. Isto é, não possui nem doença (como Ataxia, Parkinson, ELA), nem possui performance (como a do guitarrista). Agora, pensemos em outros exemplos: Avaliando a aptidão cardiorrespiratória, compare um maratonista versus um cardiopata. No quesito aptidão respiratória, compare um mergulhador versus um indivíduo acometido com COVID-19. Tudo isso aponta que, o oposto de doença não é saúde, o oposto de doença é performance!

app vitruvian.png

Perceba que agora, a resposta para a sua pergunta é óbvia: Para se afastar das doenças, é necessário se aproximar da performance. Quanto mais a sua linha puxe para a performance, mais saudável você se torna, e menor será o risco do surgimento doenças e comorbidades associadas. Já o sedentarismo desequilibra a linha da saúde para o surgimento de doenças. É por isso que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo causa mais de 03 milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo o 4° principal causa de morte no mundo, atualmente.

Mas aqui, surge uma grande pergunta: O que é essa linha, e como é possível alterá-la?

Essa linha se chama “Aptidão Física”. Aptidão Física é a capacidade de um indivíduo executar determinada atividade, podendo estar relacionado a atividades básicas e complexas de vida diária ou a execução de um exercício físico.

A Aptidão Física é a somatória de todas as valências físicas:

  1. Força,

  2. Potência,

  3. Velocidade,

  4. Coordenação,

  5. Agilidade,

  6. Precisão,

  7. Equilíbrio,

  8. Flexibilidade,

  9. Resistência Muscular,

  10. Resistência Cardiorrespiratória.

Quanto melhor for a somatória do conjunto de valências físicas, melhor é a Aptidão Física de um indivíduo. Dessa forma, treinar para ser mais saudável, significa treinar para melhorar a Aptidão Física, em todas as suas valências. Isso é ter Saúde!!!

Quer ter mais saúde e conseguir estabelecer uma rotina de exercícios planejada e exclusiva pra você, com acompanhamento de Personal Trainer de alta qualidade? Comece agora a sua evolução física com o Instituto Vitruvian e conheça a sua melhor versão de si mesmo.

Logo H (novo png) - Andre Cordeiro.png